As ferramentas de autoria e o avanço do ensino híbrido

As experiências da pandemia mudaram para sempre o modo de aprender e ensinar em faculdades, centros universitários e universidades do Brasil. Novas soluções, conceitos e mesmo modalidades ganharam espaço nos últimos anos. É o caso do ensino híbrido.

 

A premissa do ensino híbrido se assemelha à do trabalho híbrido. Isto significa unir o melhor da experiência presencial com a online (EAD). Em 2022, o número de matrículas na modalidade híbrida de ensino cresceu 43%, segundo pesquisa da ABMES (Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior).

 

Esse arranjo pode se materializar de diferentes maneiras – de acordo com a regulação do MEC e as particularidades da IES (instituição de ensino superior). Em geral, no entanto, o ensino híbrido é formatado dentro de pelo menos dois eixos: espaço (presencial ou virtual) e tempo (síncrono ou assíncrono).

 

Só que, para as grades curriculares exibirem um número crescente de experiências híbridas, as IES precisam investir em tecnologia. Aqui, entram sistemas de gestão de relacionamento com alunos (CRM), suporte de BackOffice, ambiente virtual de aprendizagem (LMS) e soluções de apoio docente, o que inclui ferramentas de autoria.

 

Ferramentas de autoria

 

As vantagens das ferramentas de autoria

Se você visita o Blog da Realize, sabe que as ferramentas de autoria facilitam e agilizam a criação de conteúdo didático, com abordagem adaptada às necessidades dos alunos e das instituições de ensino superior. Mas o que são elas, de fato?

 

A rigor, ferramentas de autoria são softwares ou plataformas virtuais que possibilitam a criação de conteúdo EAD (e-learning). Esse conteúdo abrange uma infinidade de objetos educacionais, que vai desde a produção de imagens, textos, recursos interativos, atividades de aprendizagem até a inserção de animação, simulação, jogos e aplicativos, áudios e vídeos.

 

A seguir, confira as principais vantagens das ferramentas de autoria dentro do contexto de crescimento do ensino híbrido.

 

Produção ágil

Uma das principais vantagens das ferramentas de autoria é agilizar a produção de conteúdo, uma vez que elas permitem que o usuário seja ele próprio autor do material que será utilizado no processo de aprendizagem. É o caso das soluções da Realize, edtech especializada em gestão e criação de materiais didáticos.

Nas instituições de ensino, essas plataformas podem ser aplicadas tanto à produção do material didático utilizado em sala de aula síncrona e assíncrona quanto para o desenvolvimento de projetos e atividades extraclasse dos estudantes.

Redução de custos

Para as instituições de ensino, essa facilidade propiciada pela ferramenta representa, sem dúvida, uma redução de custos, à medida que deixa de ser necessária a contratação de uma empresa especializada para a produção do conteúdo didático.

Como se sabe, esses contratos costumam dispender um alto valor a ser pago pelas IES.

 

Otimização do tempo

As ferramentas de autoria proporcionam outra vantagem significativa para as instituições de ensino: mais rapidez na criação de conteúdo. Por um lado, essa otimização acontece pela interação mais amigável e a facilidade de manuseio das plataformas. A agilidade é assegurada, por exemplo, pelo uso de templates. Ou seja, telas já organizadas previamente para receber o conteúdo desejado. A automatização de tarefas também é uma grande aliada para poupar tempo.

 

De outra parte, ao contrário do que ocorre quando a produção é feita por uma empresa contratada, não é preciso passar pelas sucessivas etapas de aprovação do conteúdo que vai ser aplicado. Não esqueça que o tempo que se ganha na produção do conteúdo EAD impacta de forma positiva nas demais atividades dos educadores.

 

Atualização de conteúdo

Afora tudo isso, a atualização de conteúdo pode ser feita diretamente pelos colaboradores da instituição de ensino, que já estão colocando a mão na massa. Aqui, há nova redução de custos. Afinal, contratar profissionais especializados para providenciar ajustes de conteúdo significa gastos adicionais.

Com as ferramentas de autoria isso não ocorre. O próprio usuário dispõe das ferramentas necessárias para atualizar o conteúdo de acordo com as demandas observadas em sala de aula ou nas atividades extraclasse. Assim, a instituição poupa tempo e dinheiro.

 

Integração com o LMS

Por fim, ferramentas de autoria como a Realize possibilitam integração com qualquer modelo de ambiente virtual de aprendizagem (LMS, na sigla em inglês). Cabe lembrar que, até mesmo pela natureza diversificada do ensino híbrido, existem casos de IES que utilizam mais de um LMS. Teoricamente, isso poderia dificultar a compatibilização com a ferramenta de produção de conteúdo. Mas não no caso da Realize, que é adaptável e compatível com qualquer LMS.

 

 

Qual é a sua ferramenta de autoria?

Existe uma variedade de plataformas de autoria disponíveis no mercado. Tem as que oferecem serviços básicos – e tem a Realize, que dispõe de uma ferramenta intuitiva, integradora, responsiva e dotada de recursos de acessibilidade, ideal para a produção de conteúdo didático para o ensino híbrido e que atende a produção de conteúdo educacional de uma ponta a outra.