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Como otimizar o treinamento corporativo na sua empresa?

O treinamento corporativo é essencial para o sucesso de uma empresa. Quando oferece oportunidades de crescimento para seus colaboradores, a empresa ganha em dois aspectos: melhora a eficiência operacional e obtém melhores resultados, além de aumentar a motivação e a satisfação no trabalho.

Nos últimos anos, o treinamento corporativo vem ganhando ainda mais relevância, por conta das transformações na tecnologia. Capacitar os colaboradores não é apenas uma estratégia para se diferenciar dos concorrentes, mas de sobrevivência no mercado.

Disponibilizar treinamento constante tem um custo e pode gerar prejuízos se não for bem aproveitado, por isso é importante otimizar a área de treinamentos corporativos.

A importância do treinamento corporativo

Oferecer treinamento corporativo de qualidade envolve criar conteúdo atualizado com as melhores práticas e apresentá-lo em diferentes formatos, garantindo a participação de todos os colaboradores conforme suas necessidades.

Além disso, o treinamento pode ajudar a promover a educação corporativa, que é um conceito mais amplo voltado para fortalecer a cultura da empresa, aumentar o engajamento dos funcionários e desenvolver habilidades específicas. Por exemplo, pode preparar alguém para liderar uma equipe.

Para obter o máximo de efetividade nesse processo, a área de treinamentos corporativos precisa estar atenta a algumas estratégias básicas, como veremos a seguir.

4 dicas para otimizar o treinamento corporativo

Identifique as necessidades

Antes de partir para a prática, a empresa precisa definir o propósito do treinamento. Para isso, a dica é recorrer a “pesquisas de campo”, que podem ser tanto avaliações de desempenho (individual e setorial) quanto o feedback dos colaboradores, para entender onde há necessidade de aprimorar habilidades.

Crie conteúdo relevante

Depois de identificar as áreas que precisam ser desenvolvidas, é importante fornecer aos colaboradores conteúdos que ajudem no cumprimento de suas tarefas na empresa. Esse material deve ser adaptado para diferentes estilos de aprendizagem e apresentado de forma atrativa. Para isso, use módulos curtos que incluam vídeos, infográficos, simulações e outras ferramentas interativas.

Facilite o acesso

Para engajar os colaboradores, o conteúdo deve estar facilmente acessível a todos, seja por meio de uma plataforma de aprendizagem online, intranet corporativa ou outras formas de distribuição digital. Dessa forma, os funcionários podem acessar o material quando e onde for mais conveniente para eles.

Compartilhe o conhecimento

Incentive os colaboradores a dividir suas experiências uns com os outros por meio de sessões de treinamento, fóruns de discussão e outras atividades colaborativas. Além de fortalecer a cultura de aprendizagem na empresa, essa iniciativa maximiza ainda mais o impacto do treinamento.

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Dica bônus: utilize uma ferramenta de autoria!

 

O melhor meio de otimizar os resultados do treinamento corporativo é desenvolver capacitações online. O formato EAD (educação a distância) proporciona flexibilidade e permite que os colaboradores aprendam em seu próprio ritmo.

Outra vantagem do treinamento a distância é que as empresas podem capacitar funcionários de diferentes lugares sem gastar com transporte e hospedagem. Esse formato também reduz os custos de infraestrutura, já que os funcionários acessam o conteúdo usando smartphones, tablets e outros dispositivos.

Tudo isso pode ser alcançado por meio de uma ferramenta de autoria como a Realize. Nossa plataforma permite criar conteúdo engajador voltado para o treinamento corporativo de maneira ágil e eficaz.

Como sua empresa produz o conteúdo em escala, ela pode capacitar um grande número de colaboradores ao mesmo tempo, sem aumentar os custos. E, como você assume o controle da produção, pode customizar os conteúdos sempre que quiser, mantendo-os atualizados conforme as necessidades da sua empresa.

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