tecnologia educacional

A tecnologia educacional perante o novo mundo

Estamos caminhando para um mundo novo, já que muita coisa será diferente depois que a pandemia causada pelo novo coronavírus for superada. Nas instituições de ensino não será diferente e a tecnologia educacional tende a ser muito mais utilizada.

Assim como as empresas, as escolas e faculdades também precisaram se reinventar durante a pandemia, adotando novas metodologias de ensino. Porém, é preciso compreender as diferentes modalidades de ensino existentes, como a aula remota e a educação a distância (EAD).

Neste artigo, abordaremos como a tecnologia educacional se desenvolverá nesses dois tipos de abordagem da educação. Ficou interessado? Então, siga a leitura.

Entenda a diferença entre aula remota e EAD

Com a pandemia do coronavírus, praticamente todas as instituições de ensino mudaram a forma como ministram as suas aulas. Os alunos não podem frequentar as salas de aula temporariamente, até que a calamidade na saúde pública seja superada.

É comum vermos algumas escolas e faculdades dizendo que estão atuando na modalidade EAD, porém nem sempre isso condiz com a realidade. Acontece muita confusão entre os conceitos de aula remota e educação a distância, sendo que até mesmo professores e gestores das instituições costumam errar ao fazer a distinção.

A diferença, no entanto, é simples. As aulas remotas são a mera transposição dos encontros ocorridos em locais físicos para o meio digital. 

De tal maneira, todos os dias, em determinado horário, os professores encontrarão com os alunos, por meio de uma plataforma de videoconferência, e ministrarão as suas aulas, da mesma forma que fariam em uma sala física. É isso que a maior parte das instituições de ensino está fazendo!

E como o EAD funciona?

O EAD, por sua vez, pode ser considerado mais dinâmico que a aula remota. De acordo com o Ministério da Educação, trata-se da “modalidade educacional na qual os alunos e professores estão separados, física ou temporariamente. Por isso, faz-se necessária a utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação”.

Dentro dessas duas modalidades, é possível utilizar diversos recursos, como plataformas interativas, leituras orientadas, videoaulas etc. As interações também acontecem de forma assíncrona. Os alunos podem enviar dúvidas aos professores, por exemplo, mas as respostas não são dadas de imediato. 

Ao fazer um curso EAD, por exemplo, os alunos podem estudar na hora em que quiserem, adaptando os estudos às suas rotinas. O mesmo vale para os professores conteudistas, que desenvolvem os materiais aos quais os alunos têm acesso, bem como fazem as correções de trabalhos e avaliações.

Leia também: Sistema de ensino X isolamento social

Veja como é possível utilizar da tecnologia educacional para as aulas remotas e a distância

Podemos definir a tecnologia educacional como o emprego de recursos tecnológicos para o processo de ensino. As aulas remotas se utilizam dela, assim como os processos EAD, por vezes de forma ainda mais ampla.

Veja, a seguir, alguns exemplos de como é possível utilizar a tecnologia educacional para as aulas: 

Vídeos

Nas faculdades e escolas EAD, assim como nas aulas remotas, é comum o uso de videoaulas produzidas pelos professores. Trata-se de aulas filmadas, em que os conceitos são explicados e os alunos podem absorver o conteúdo.

Além das aulas gravadas, também podem ser incluídos vídeos extras, como filmes, documentários, reportagens, entre outros conteúdos audiovisuais sobre o tema que está sendo estudado.

Leituras orientadas

Os alunos podem receber livros ou apostilas com leituras orientadas. Nessas obras é dissertado em texto sobre os conteúdos que devem ser estudados. Assim, os alunos leem e aprendem com um material didático bastante completo.

Questionários e atividades

A tecnologia educacional também permite que os alunos respondam questionários e desenvolvam atividades, para que verifiquem se fixaram o aprendizado. A gamificação também pode ser explorada também pode ser explorada com a aplicação de elementos oriundos de jogos em metodologias no recurso educacional interativo, como pontuação, level design, badges, dentre outros.

Jogos educativos

Os jogos educativos podem ser utilizados para simular situações reais nas quais o acadêmico será inserido. Segundo Celso Antunes (2000), os jogos contêm elementos voltados para a aprendizagem e despertar o interesse do aluno com novas descobertas:

 “Em geral, o elemento que separa um jogo pedagógico de um outro de caráter apenas lúdico é que os jogos ou brinquedos pedagógicos são desenvolvidos com a intenção explícita de provocar uma aprendizagem significativa, estimular a construção de um novo conhecimento e, principalmente, despertar o desenvolvimento de uma habilidade operatória.”

Bibliotecas virtuais

As bibliotecas virtuais são acervos de artigos e e-books que os alunos têm acesso para fazer pesquisas e também reforçar o aprendizado. Existem diversas plataformas que reúnem títulos variados e podem ser assinadas pelas instituições de ensino.

Fóruns de discussão

Os fóruns de discussão também são muito presentes no ensino EAD. São ambientes digitais em que os alunos e professores podem debater sobre o conteúdo estudado. As trocas costumam ser bastante ricas, com todos explanando as suas percepções e opiniões sobre os temas que estão aprendendo.

Plataformas de gerenciamento de conteúdo

Com tanto conteúdo à disposição dos alunos na prática do EAD, tudo precisa ser muito bem organizado. Por isso, as plataformas de gerenciamento são o que há de mais moderno e eficiente na tecnologia educacional.

Com essas plataformas, os professores conteudistas podem publicar materiais dos mais diversos tipos e interagir com os alunos. Tudo de forma simples e organizada, sem intermediários.

Agora você já sabe um pouco mais sobre a tecnologia educacional. Compreender esse assunto é muito relevante para os profissionais da educação, tendo em vista que o ensino tende a ser cada vez mais híbrido.

Gostou deste artigo? Então compartilhe em suas redes sociais, para que os seus colegas também tenham acesso!



Share This