Como calcular carga horária de cursos

Como calcular carga horária de cursos?

Descobrir como calcular carga horária de cursos — sejam eles livres, de extensão, graduação ou pós-graduação — é uma dúvida frequente dos profissionais do mercado educacional. Sejam eles professores, curadores, conteudistas, designers instrucionais e etc.

A quantidade de questões sobre esse assunto provavelmente se deve ao fato de que tudo em relação à carga horária depende de inúmeras variáveis, como, por exemplo:

  • O volume de informação do curso;
  • Os recursos utilizados (vídeos, atividades, etc);
  • Existência de materiais de leitura complementar ou um fórum de discussão;
  • Se o curso será EAD, híbrido ou presencial;
  • Se o curso será síncrono (atividades online), assíncrono (gravações e atividades autoinstrucionais) ou misto.

E por aí vai…

Devido a todas essas possibilidades, se torna complicado estimar a quantidade de horas necessárias para cada curso ou adaptar o seu conteúdo à quantidade de horas impostas previamente. Por conta disso, separamos algumas dicas para você entender de uma vez por todas como calcular carga horária de cursos:

Avalie o mercado

Definir carga horária é, não apenas uma exigência legal em cursos credenciados, como também um fator importante para os alunos levarem em consideração na hora de se matricular também em cursos livres, pois dita o quanto de tempo será necessário reservar dentro de sua rotina para finalizar esse estudo.

Vale lembrar que, em materiais didáticos de graduação ou pós-graduação, existem diretrizes do MEC em relação à carga horária que devem ser seguidas. Entretanto, quando se trata de um curso livre, uma boa dica para definir carga horária é avaliar o que estão fazendo no mercado, qual é a média de horas definidas, e verificar se esse valor se adequa à quantidade de conteúdo que você quer compartilhar, sempre visando seus objetivos de aprendizagem.

Tenha um bom planejamento

Para criar conteúdo equivalente à carga horária definida para determinada disciplina, um conteudista, seja ele focado em produção autoral ou curadoria, deve ter um briefing muito bem definido com a equipe de produção, trabalhando em conjunto com os designers instrucionais, para conseguir estimar o tempo de leitura de cada página criada, de cada material complementar escolhido, transformando certas partes do texto em vídeos ou podcasts para ganhar mais tempo ou se aprofundar melhor em determinado assunto.

Entenda seus estudantes

É mais fácil definir a carga horária para cursos síncronos ou assíncronos que não contam com exercícios e leituras complementares. Mas e quando se trata de disciplinas online com atividades autoinstrucionais? Como estimar a quantidade de tempo necessário em momentos em que o estudante depende apenas do seu próprio ritmo?

Em primeiro lugar, é necessário se colocar no lugar do discente. Teste a leitura do conteúdo e a participação nas atividades extras para poder estimar a carga horária de maneira mais eficiente. E tenha em mente que:

Média de palavras lidas por minuto - Como calcular carga horária de cursos
Média de palavras lidas por minuto (200 a 300)


Nesses casos mencionados acima, a carga horária sempre será apenas uma estimativa, que pode ou não ser alcançada, já que alguns estudantes podem levar mais ou menos tempo, baseado em seu perfil de leitura, rotina, ambiente de estudo, etc.

Aprenda com seus erros e melhore suas estimativas

Algo que pode aprimorar a estimativa de tempo definida durante seu planejamento é fazer uma pesquisa com os estudantes após a finalização do mesmo. Sejam esses discentes de turmas piloto ou oficiais, você pode perguntar a eles quanto tempo levaram para finalizar o curso e fazer suas respectivas atividades. Dessa forma, com esses dados em mãos, fica mais fácil reduzir ou complementar o seu curso, para que sua carga horária se torne cada vez mais precisa.


Quer saber mais sobre como calcular carga horária de cursos e outros assuntos?

E-book 5 Passos para Aprimorar seu Processo Produtivo de Materiais Didáticos - Como calcular carga horária de cursos
E-book Aprimorar seu Processo Produtivo

Adquira agora mesmo o e-book mais completo do mercado com dicas práticas para aprimorar cada etapa de produção (planejamento, curadoria de conteúdo, design instrucional e garantia de qualidade), indicações de ferramentas para facilitar, agilizar e baratear seu trabalho e sugestões de recursos interativos e objetos de aprendizagem para transformar seus conteúdos em obras-primas didáticas.

Seja você um professor ou produtor de conteúdo autônomo, ou que faça parte de uma instituição de ensino com produção autoral ou híbrida, com este e-book você vai aprender a criar ou melhorar a estrutura de sua esteira de produção de conteúdo EAD para tornar seu trabalho ou sua instituição de ensino referência de qualidade entre os estudantes e facilitar a sua vida e a do seu time.

Curso Produção de Materiais Didáticos Interativos - E-book 5 Passos para Aprimorar seu Processo Produtivo de Materiais Didáticos - Como calcular carga horária de cursos
Curso Produção de Materiais Didáticos Interativos

Seja você um professor ou produtor de conteúdo que deseja se especializar em todo o processo produtivo de disciplinas online, até você que quer criar ou aprimorar a produção da sua instituição, você vai finalizar esse curso com um certificado na mão e com a sensação de estar 100% pronto para a digitalização do ensino.

Aprenda sobre construção de equipes, contratação de fornecedores, planejamento, curadoria, carga horária, direitos autorais, UX, design instrucional, recursos interativos, garantia de qualidade e muito mais! – tudo isso com professores de empresas renomadas do setor educacional.

Especialize-se em produção de conteúdo EAD. Aprimore seu processo produtivo. Transforme sua carreira.

Call to Action - E-book 5 Passos para Aprimorar seu Processo Produtivo de Materiais Didáticos - Como calcular carga horária de cursos