Uma bonequinha de pele branca e cabelos castanhos presos está usando um macacão azul, óculos e tênis azul. Ela está sentada sobre um foguete branco, amarelo e azul enquanto digita em sua notebook.

5 Soft Skills que o EAD ajuda a desenvolver!

As “Soft Skills” são habilidades interpessoais relacionadas ao comportamento humano. Por serem capacidades mais pessoais, flexíveis, e até mesmo subjetivas, elas não podem ser ensinadas, no entanto, são desenvolvidas através de práticas diárias. 

Diferentemente das “Hard Skills” – as quais abordam conhecimentos específicos, sendo ensinados por profissionais e avaliados através de testes –  as Soft Skills são muito mais amplas e multidisciplinares, variando facilmente de pessoa para pessoa.    

E mesmo que o termo Soft Skills seja um conceito muito mais popular no mundo corporativo e empresarial, essas habilidades interpessoais são aplicáveis em diversas outras áreas, por exemplo, a educação à distância.

Porém, no quesito educacional, diferente das matérias ensinadas nos cursos, e como falado anteriormente, essas habilidades não podem ser ensinadas, mas o EAD proporciona meios para desenvolvê-las.  

Então venha com a gente descobrir algumas das habilidades que podem ser construídas no ensino à distância! 

 1. Proatividade 

Sendo uma das mais requisitadas Soft Skills nas empresas, a proatividade é uma das principais habilidades que o EAD desenvolve em seus estudantes, afinal, por mais que os professores tutores sejam receptivos para sanar dúvidas, se o aluno não for proativo e dedicado em suas tarefas, o aprendizado torna-se raso e insuficiente. 

2. Planejamento estratégico

Em decorrência das várias possibilidades de ensino que essa modalidade dispõe, é muito comum que os professores passem diversos tipos de atividades e trabalhos, além das leituras obrigatórias complementares que ajudam na formação do conhecimento. Mas, é nesse momento que o aluno aprende a criar um planejamento estratégico, pois dessa forma o estudante conseguirá realizar tudo que foi proposto pelo tutor e, consequentemente, atingir seus objetivos de aprendizagem. 

O desenvolvimento de um planejamento estratégico também auxilia no foco e saúde mental, pois faz com que o educando foque nas prioridades, aprenda a se organizar a curto, médio e longo prazo, além de se preparar para possíveis eventualidades. 

3. Responsabilidade 

O ensino à distância faz com que os estudantes se tornem mais confiantes e responsáveis, pois o comprometimento e a autonomia com os estudos são pilares fundamentais para um EAD de qualidade, já que não há professores para cobrar atividades e trabalhos, sendo ele próprio o responsável pela construção total do seu conhecimento. 

4. Resolução de problemas

O EAD ajuda na resolução de problemas, afinal, nessa modalidade, o aluno torna-se efetivamente o protagonista de seu processo de ensino-aprendizagem e, dessa forma, atua de maneira mais ativa em cima do problema proposto, desenvolvendo a capacidade de resolver problemas por si próprio.

5. Adaptabilidade

E para finalizar, o ensino à distância torna os educandos mais maleáveis, ou seja, adaptáveis à situações e atividades, já que suas metodologias são variadas e as possibilidades de estudo mais livres. Isso faz com que o estudante consiga aprender e extrair ao máximo independente da ocasião, além de ser um fator facilitador em diversas situações do mundo corporativo.

Leia também “Aprendizagem: 3 dicas para avaliar seus alunos online”!

Essas são habilidades extremamente necessárias e importantes para o futuro profissional dos alunos e o EAD é uma grande oportunidade para colocar em prática e desenvolver essas habilidades com muito mais rapidez. 

Existem diversos meios de incentivar o desenvolvimento das Soft Skills, mas se você não sabe por onde começar, aqui vão algumas sugestões:

  • Atividades específicas de autoconhecimento
  • Calendário de leituras obrigatórias
  • Lista de exercícios com data pré-estabelecida
  • Feedbacks recorrentes 
  • Incentivo aos alunos utilizarem planners para melhor organização das atividades e otimização de tempo

Ah, lembrando que cabe à IES e aos professores tutores, incentivar a prática dessas habilidades e proporcionar ambientes educacionais apropriados para o desenvolvimento das Soft Skills!

Siga a gente no Instagram. Conteúdos todos os dias!
Siga a gente no Instagram

Esperamos muito que esse artigo tenha sido útil para você! 

E claro, deixamos aqui nosso convite para você fazer um teste gratuito de 30 dias com a gente. Você não vai se arrepender!

É isso, até a próxima!