Uma pessoa de blusa listrada azul e branca está virada de costas observando vários papéis pendurados

5 passos para montar um infográfico incrível!

Descubra 5 passos para montar um infográfico incrível!

Hoje em dia, em decorrência da evolução tecnológica, existe uma quantidade surpreendente de ferramentas complementares disponíveis para que professores possam montar materiais didáticos muito mais completos e interessantes. 

Porém, nesse artigo, vamos falar mais especificamente sobre o que é e como produzir um infográfico eficiente e objetivo, afinal, excesso de informação, desorganização e falta de referências podem ser problemas frequentes quando relacionados à área educacional. 

Então vem com a gente aprender um pouco mais sobre infografia!

O que é um infográfico? 

Os infográficos – ou a infografia – são basicamente textos visualmente voltados à explicação que, ligados a elementos não verbais, transmitem informações para o leitor de forma clara e instrutiva. São frequentemente usados pela mídia audiovisual e escrita, no entanto, recentemente foram trazidos para sala de aula, servindo como um auxílio para a produção de conteúdo. 

Eles podem variar de acordo com a necessidade do educador, sendo facilmente adaptáveis à sua finalidade. Os infográficos podem conter mais ou menos textos, imagens grandes ou pequenas, interações ou não, tudo irá depender do propósito e do design escolhido pelo designer instrucional.   

Leia também “Professor conteudista e gatilhos educacionais”

Por que usar infográficos? 

Como já dissemos anteriormente, os infográficos são ferramentas facilitadoras para compreender informações complexas, no entanto, eles fornecem muitos outros benefícios, como: 

  • Exibir rapidamente resultados ou dados de determinada pesquisa
  • Resumir textos longos e cheios de conteúdo
  • Fornecer uma visão sucinta de um assunto
  • Fazer comparações sobre diferentes temas
  • Promover uma conscientização sobre uma situação ou problema

Como montar um infográfico

Passo 1Pesquise! 

Pode parecer um tanto óbvio, porém fazer uma boa pesquisa e um levantamento objetivo de dados é extremamente importante, já que é através dessa busca que vamos retirar as informações necessárias para montar o nosso infográfico. 

Mas atenção, não é preciso colocar excesso de informações! Lembre-se do propósito do infográfico e tente resumir o máximo possível!

Passo 2 – Categorize!

Após levantar os dados, é necessário categorizá-los, ou seja, organizá-los para que dessa forma, seja possível compreender o conteúdo por completo. Por exemplo, ao invés de fazer uma longa lista de alimentos, faça assim:

  • Grupo dos laticínios: Leite, queijo e iogurte
  • Grupo das frutas: Banana, morango e melancia
  • Grupo dos legumes: Brócolis, cenoura e batata
  • Grupo dos carboidratos: Bolo, pão e macarrão

Passo 3 Tenha referências! 

É um pouco difícil criar sem ter ideias, não é mesmo? Lavoisier, há 216 anos atrás já dizia “Nada se cria, tudo se transforma”, então vá em busca de inspirações e referências. Atualmente, as redes sociais e a internet são fontes inesgotáveis de exemplos, então busque opções e crie um banco de ideias. 

E claro, se inspirar não é copiar! Tente sempre ter autenticidade em seus trabalhos!

Passo 4 Use ferramentas!

Existem diversas ferramentas e apps auxiliares gratuitos, principalmente na área de produção de conteúdo. Aqui vão algumas indicações:

  • Canva
  • Visually
  • Venngage
  • Crello

Passo 5Monte seu infográfico!

Agora que você já tem todas as informações necessárias, categorizou, buscou referências e escolheu sua ferramenta, é hora de montar o seu infográfico! Escolha elementos que não causem poluição visual e lembre-se de colocar cores que tenham contraste entre si e que não dificultem a leitura. Tente deixar um espaço considerável entre os tópicos e lembre-se, no design, menos é mais!

E não deixe de conferir esse exemplo que fizemos especialmente para você!

exemplo infográfico

O que você achou deste artigo? 

Agora não tem mais desculpa para não montar um infográfico incrível e simplificar a explicação de um assunto complexo.

E se você gostou dessas dicas e quer ver mais do nosso conteúdo, não deixe de nos seguir nas redes sociais! Lá nós fazemos posts diários com muitas outras dicas para facilitar a sua produção de material didático. 

siga a gente no Instagram. conteúdo todos os dias

Estamos esperando por você.

Agora sim, até mais!