Educação on-line: entenda como a plataforma pode fazer a diferença

A educação on-line está em crescimento acelerado no Brasil. Para você ter uma ideia, segundo uma pesquisa feita pela Catho Educação, o aumento de matrículas em cursos EAD foi de 70% entre 21 de março e 6 de abril de 2020.

É claro que esse número foi impulsionado pela pandemia decorrente ao novo Covid-19, que fez com que as pessoas precisassem buscar novos meios para continuar estudando. 

No entanto, o EAD deve continuar em alta nos próximos anos, tendo em vista que muitos preconceitos sobre a modalidade foram superados. As pessoas viram que a educação on-line pode ser uma ótima opção.

Para proporcionar uma boa experiência para os alunos EAD, tendo em vista a alta demanda de disciplinas que são produzidas semestralmente, as instituições de ensino devem investir em soluções que auxiliem em seu processo produtivo para, assim, produzirem materiais didáticos com mais qualidade e proporcionarem um melhor aprendizado aos alunos na educação on-line.

5 vantagens da plataforma Realize para educação on-line

Listamos alguns dos benefícios que a Realize pode oferecer na educação on-line. Veja! 

Leia mais: O EAD e o desemprenho dos alunos

1. Otimização na construção do material

Com uma plataforma intuitiva de educação on-line, a Realize possibilita a construção de materiais didáticos padronizados, interativos e acessíveis, levando mais qualidade para os alunos. Os professores  poderão usar a criatividade para desenvolver materiais de forma mais rápida e assertiva.

Também é possível inserir materiais complementares externos. Assim, o professor pode inserir sugestões de leituras complementares, como e-books, artigos, documentários, etc.

2. Recursos Interativos

Por meio de interações simples, como enquetes, jogos e slides, o aluno pode interagir com o conteúdo, deixando de ser apenas um leitor passivo.

Quando o estudante assume o papel de interator e recebe feedbacks (visuais ou sonoros) a medida que vai navegando e interagindo com o material, o conteúdo é mais facilmente assimilado e, consequentemente, fixado.

3. Acessibilidade

A inclusão é um tema que sempre deve ser debatido nas instituições de ensino. É preciso pensar em meios para incluir pessoas com deficiência, garantindo o aprendizado com qualidade e sem grandes dificuldades.

Com a Realize isso é possível! Os materiais didáticos são automaticamente otimizados para leitores de tela, possuem leitura em libras e recursos de alto contraste e inversão de cores para pessoas com baixa visão/daltonismo.

4. Personalização dos materiais didáticos

Trabalhar a identidade visual da sua instituição de ensino, produzindo materiais padronizados também é importante. Com a Realize isso é possível.

Com materiais visualmente sofisticados e personalizados de acordo com os padrões da instituição, passa-se mais credibilidade para os alunos, que perceberão que estão estudando com um material exclusivo, feito especialmente para eles e tornando o aprendizado mais engajante.

A educação on-line pode proporcionar para muitas pessoas a oportunidade de estudar em boas instituições de ensino. Além dos valores mais acessíveis, é uma ótima opção para quem tem problemas de locomoção ou pouco tempo disponível, por exemplo, pois oferece uma flexibilidade que o ensino presencial não possui.

Mas o EAD ainda é um desafio! Por isso, é de extrema importância que as instituições de ensino trabalhem diariamente em busca de soluções que otimizem sua produção e causem impacto positivo na qualidade dos materiais didáticos.

A Realize está comprometida com isso! Para saber mais, leia o nosso artigo que apresenta 5 vantagens que você só encontra com os nossos serviços. Você verá como investir em uma plataforma pode ser vantajoso!



Share This