Material didático responsivo: o que é – e por que é tão importante

Já se foi o tempo em que os alunos estudavam apenas pela tela do computador, e mesmo por meio dos livros e cadernos. Com a digitalização acelerada dos últimos anos, tablets, notebooks e smartphones se tornaram onipresentes na jornada de ensino-aprendizagem. O que significa uma variedade de telas, tamanhos, fontes e layouts. Portanto, cabe questionar: sua instituição de ensino oferece um material didático responsivo?

O material didático responsivo – também chamado de responsive e-learning – nada mais é do que aquele conteúdo que consegue se adaptar a diferentes dispositivos e telas. É a lógica do design responsivo, onde o layout na tela é reorganizado automaticamente conforme as dimensões do dispositivo utilizado.

Por exemplo: da mesma forma que distribui o conteúdo educacional em quatro colunas em um monitor grande, o design responsivo permite adaptar o material didático em uma coluna única no celular. Dessa forma, o conteúdo ainda é apresentado com clareza – sem a necessidade de zoom excessivo ou perda de qualidade.

Aqui na Realize somos especializados em gestão e criação de materiais didáticos e nos preocupamos muito com a responsividade de todos os materiais produzidos em nossa plataforma. Para isso, disponibilizamos uma plataforma compatível com todos os ambientes virtuais de aprendizagem, como o Moodle, Blackboard, Canvas, etc.

Em outras palavras: todos os materiais didáticos produzidos na Realize são nativamente amigáveis e responsivos – acessados com facilidade em qualquer aparelho.

Mas por que o material didático responsivo é tão importante?

Especialistas afirmam que um material didático responsivo aumenta a chance de engajamento do aluno e de notas melhores. Isso porque o conteúdo é pensado desde o princípio para se adaptar a diferentes telas – oferecendo uma melhor experiência ao usuário (UX). E, como se sabe, experiência e interface do usuário são conceitos-chave para o sucesso na era digital.

Os dados comprovam: de acordo com um estudo realizado pela consultoria de marketing digital Econsultancy, 88% dos consumidores virtuais afirmam que não voltariam a um site onde tiveram uma má experiência. Já uma pesquisa da PwC apontou que 32% dos usuários vão se afastar de uma marca que amam após uma única experiência ruim.

Portanto, não é exagero afirmar que, além de garantir melhor aprendizagem, um material didático responsivo é estratégico para a retenção de estudantes.

Garantindo a acessibilidade

Considere-se também que o material didático responsivo possibilita uma maior inclusão digital. A Realize, por exemplo, oferece recursos de acessibilidade para pessoas com deficiência e daltônicos. Os recursos se adaptam em qualquer plataforma ou dispositivo. O que é uma das maneiras de promover um ensino completo para todos.

Além disso, o conteúdo responsivo é um instrumento importante no combate à desigualdade. Cabe lembrar que nem todo mundo conta com acesso a computadores. De acordo com a Faculdade Getúlio Vargas (FGV), o Brasil tem 447 milhões de dispositivos digitais em uso, sendo a maioria (242 milhões) em aparelhos celulares.

Além de mais acessíveis, financeiramente falando, os smartphones são acessados em diferentes momentos e locais, como transporte público ou nas folgas do trabalho e da universidade. Garantir um design responsivo também é, por fim, uma forma de garantir acesso à educação em diferentes situações e para todas as classes sociais.