Objetivo de aprendizagem: como tornar o EAD mais atrativo?

O objetivo de aprendizagem é uma descrição resumida sobre os materiais que os alunos devem conhecer e assimilar em cada fase específica do ensino. Ao desenvolver materiais didáticos para uma disciplina de nível médio ou superior, por exemplo, o professor conteudista deve criar ou consultar esse pequeno texto.

É a partir dele que se constroem os tópicos e subtópicos dos textos do material didático, bem como se pensam em metodologias para tornar o ensino a distância mais atrativo. A ideia é que os alunos possam desenvolver as habilidades necessárias, tendo mais interesse em participar das atividades.

Ideias para desenvolver os tópicos do objetivo de aprendizagem de forma mais atrativa para o EAD

O crescimento da metodologia EAD é evidente, mas para que se tenha mais sucesso ao ensinar a distância, é preciso usar a criatividade para tornar os materiais mais atrativos.

Veja, a seguir, uma série de ideias para desenvolver os tópicos do objetivo de aprendizagem de forma mais atrativa para o ensino a distância!

Pense na acessibilidade

É importante considerar a acessibilidade desde o objetivo de aprendizagem, para que o material seja inclusivo e não exclua estudantes com deficiências. É indispensável utilizar recursos como a tradução dos materiais didáticos em libras; ajuste de cores e fontes; e ainda considerar a preparação do material para que proporcione uma boa experiência em leitores de tela.

Utilize jogos

Os jogos são um instrumento de aprendizagem muito interessante. Por meio desse recurso, os alunos conseguem assimilar a forma como o assunto que eles estão estudando pode ser aplicado na vida real.

Em um material didático sobre matemática financeira, por exemplo, o professor conteudista pode inserir uma simulação de como os cálculos são aplicados no dia a dia. Isso ajuda a fazer com que os alunos tenham uma maior compreensão e com que o objetivo de aprendizagem se desenvolva.

Leia também: Professor conteudista e os gatilhos educacionais

Planeje atividades interativas

Além dos jogos, existem outras atividades interativas que podem ser pensadas para que a educação a distância tenha mais sucesso. Podem ser criadas enquetes, quiz, fóruns para debates, entre outros itens que possibilitem um contato mais aprofundado com o conteúdo.

O objetivo de aprendizagem deve ser desenvolvido pensando em maneiras para os alunos não apenas lerem os textos ou assistirem aos vídeos, mas sim interagirem com o material didático, pois assim podem refletir sobre o que estudaram. O senso crítico também é desenvolvido com a execução dessas tarefas.

Explore os recursos visuais

Para que o objetivo de aprendizagem das suas disciplinas seja atingido, também é interessante explorar bem os recursos visuais. Infográficos, figuras, inserção de vídeos, entre outros itens com esse tipo de apelo são muito úteis. Mas vale lembrar que é importante manter um padrão visual, utilizando elementos que se comuniquem entre si.

Além disso, você pode usar QR Codes, direcionando os alunos para outros ambientes digitais. Com essas ideias, você conseguirá produzir um material didático atrativo para os alunos, cumprindo assim o objetivo de aprendizagem.

Podemos ajudar a tornar isso possível. Saiba como em nosso artigo que apresenta 5 vantagens que você só encontra na Realize.



Share This