Rotação por Estações – O que é e como aplicar?

Chamada de Rotação por estações, ou rotação de aprendizagem, essa é uma metodologia inovadora presente no ensino híbrido, a qual consiste em construir um circuito dentro da sala de aula, organizando os estudantes por grupos e seguindo o plano pedagógico de acordo com os objetivos educacionais do docente. 

Cada estação deve propor uma atividade diferente referente ao tema proposto, sendo necessário incluir tecnologia em pelo menos uma dessas etapas. A proposta é que os grupos possam passar por todas as estações, realizando vários exercícios – online e off-line – permitindo que os alunos experimentem diferentes formas de aprender. 

Deve-se lembrar que o trabalho em cada estação deve ser isolado, ou seja, independente uns dos outros, tendo começo, meio e fim, sem precisar de exercícios de compreensão prévios, pois cada grupo começará em uma etapa divergente e continuará a partir dela. Por isso, é necessário que os educandos sejam capazes de resolver os desafios independentemente da estação anterior.

Essa metodologia conta com 3 momentos principais: 

  • 1º = Interação de alunos com professores.

Esse é o momento em que o docente pode tirar as dúvidas de seus alunos, dar instruções sobre o projeto, explicar conteúdos e exercícios, além de provocar reflexões e questionamentos.  

  • 2º = Trabalho colaborativo 

Nessa fase, os alunos trabalham em prol de um objetivo em comum, propondo questões para seus colegas, organizando temas para debater e desenvolvendo um projeto que exemplifique e demonstre seu aprendizado.

  • 3º = Tecnologia

E finalmente, nessa etapa pode haver a inclusão de estudos individuais, exercícios online, buscas e pesquisas, gamificação e outras opções que envolvam tecnologia.

Leia também: “Por que incluir interatividade no material didático?”

Mas como aplicar essa metodologia? 

Passo 1 = Planeje o circuito

A primeira coisa a se fazer é o planejamento da aula, pois é através desse plano que o professor guiará os estudantes e fará com que seu aprendizado seja muito mais efetivo. Idealize como a aula será realizada e quais atividades serão implementadas naquele projeto, mas claro, baseando-se sempre no objetivo principal da aula. 

Lembre-se também de incluir diferentes tipos de aprendizagem, dessa forma, todos os alunos terão suas necessidades contempladas, facilitando a retenção de informações.

Passo 2 = Divida os estudantes nas estações. 

Chegou a hora de separar os alunos pelo circuito. 

Peça a eles para se dividirem em grupos de 5, no entanto, esse número dependerá da quantidade de pessoas matriculadas na turma. O tempo para a realização de cada atividade ou exercício pode variar de acordo com o planejamento feito previamente ou com a necessidade dos estudantes. 

Também há alguns pontos importantes a serem ressaltados, por exemplo:

  1. As etapas podem ser construídas através de diferentes exercícios e atividades, porém, é preciso que haja a apresentação do problema e conscientização inicial sobre o tema proposto. 
  2. Lembre-se de indicar o número de estações que serão percorridas e a metodologia aplicada em cada fase. 
  3. Gamifique seu circuito! Utilize elementos de pontuação e recompensa, por exemplo,  para tornar a experiência educacional memorável. 
  4. Não se esqueça de usar o AVA para facilitar o acesso a vídeos, imagens e textos.

Passo 3 = Conclua  

Enfim, finalize a aula com um fechamento adequado sobre o assunto para concretizar o aprendizado. Pode ser feito através de um debate, lição de casa ou uma fala expositiva. Essa conclusão é importante para fixar o conteúdo e os conhecimentos adquiridos ao decorrer do percurso, além de sintetizar os pontos mais relevantes. 

A metodologia de “Rotação por Estações” pode ser considerada desafiadora já que demanda tempo, esforço, dedicação e um bom planejamento pelos organizadores, porém, é um ótimo meio alternativo para proporcionar ao educando experiências educacionais inovadoras e efetivas e, assim, torná-lo o real protagonista do seu processo de aprendizagem.    

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Agora ficou bem mais fácil aplicar a metodologia de “Rotação por Estações” em suas aulas e IES, não é mesmo?

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