4 formas de aplicar a tecnologia na educação on-line

O termo nativo digital engloba as pessoas que nasceram a partir da década de 1990 e, por conta disso, já cresceram em um ambiente tecnológico. Para as escolas e universidades, receber esses alunos é um desafio, já que é preciso pensar em novos meios para aproveitar a tecnologia na educação on-line.

Os gatilhos utilizados pelos professores para captar a atenção dos estudantes em sala de aula não necessariamente funcionarão no ambiente online e, além disso, deve-se levar em consideração que o perfil do aluno da modalidade EAD pode ser bem diferente do aluno presencial.

Sabendo disso, fica evidente a necessidade de implementação de recursos inovadores e tecnológicos no ensino a distância para proporcionar uma experiência motivadora aos alunos.

A pandemia de Covid-19 intensificou essa necessidade e o uso da tecnologia na educação on-line passou a ser ainda mais desafiador. Confira 4 maneiras simples para começar a enriquecer suas disciplinas.

4 maneiras de usar a tecnologia na educação on-line

Para que você possa se inspirar, listamos algumas maneiras de usar a tecnologia na educação on-line e ter mais resultados positivos com os seus alunos. Veja!

1. Materiais didáticos interativos

A popularização dos tablets e smartphones permite que os materiais didáticos sejam cada vez mais interativos. Além de textos e imagens, é possível explorar outras mídias, utilizando os recursos que a tecnologia touchscreen possibilita.

Os materiais podem trazer áudios, vídeos, infográficos, entre outros elementos. Tudo com muita praticidade para o aluno absorver melhor os conhecimentos.

2. Aplicação de quiz

O quiz é como um jogo de perguntas e respostas, que pode ser utilizado como uma ferramenta para avaliar a aprendizagem do aluno, tornando esse processo mais interativo e dinâmico.

A ideia é que o professor conteudista formule perguntas de múltipla escolha, mostrando para o aluno, ao final, qual é a resposta certa. Também é possível pontuar o estudante, deixando mensagens, de acordo com o seu resultado.

3. tecnologia na educação: Webinários

A tecnologia na educação também pode ser utilizada por meio de webinários, que funcionam como uma espécie de palestra on-line sobre determinado assunto. O professor de uma disciplina pode convidar um especialista ou autoridade na área estudada para conversar com os alunos, por exemplo.

Os webinários podem ser transmitidos ao vivo por canais como o YouTube e o Facebook, além de plataformas exclusivas para essa finalidade. O ideal é que os alunos também possam interagir, enviando perguntas para que sejam respondidas no evento virtual.

Leia também: A tecnologia educacional perante o novo mundo

4. Podcast

A geração de nativos digitais gosta muito dos podcasts, que se tornaram populares por conta do uso de aplicativos de streaming de áudio. Trata-se de programas que podem ser ouvidos em qualquer tempo ou local.

As instituições podem criar podcasts com conteúdos interessantes para os alunos, servindo como um meio para aprimorar ainda mais a educação a distância e torná-la mais atrativa.

Além dessas ideias, existem diversas outras formas de aplicar a tecnologia na educação online. O segredo é sempre ficar de olho nas tendências e no comportamento dos alunos, para escolher os melhores recursos.

Quer continuar se aperfeiçoando? Então leia agora o nosso artigo que aborda 5 dicas para docentes colocarem em prática no ensino a distância.



Share This