Produção de conteúdo em meio ao crescimento da EAD

Não foi só uma onda provocada pela pandemia: a educação a distância (EAD), que registrou crescimento de 474% na última década, deixou de ser tendência crescente para se firmar como uma das principais modalidades de ensino no Brasil.

 

É que, desde 2020, o número de novas matrículas em instituições de ensino superior (IES) tem sido maior na EAD do que na modalidade presencial. De acordo com o último Censo da Educação Superior, a EAD responde por seis em cada dez (62,8%) novos estudantes na graduação superior.

 

Em meio a esse cenário de crescimento da EAD, a produção de conteúdo educacional é um tremendo diferencial competitivo para as IES. No post a seguir, você vai entender por quê. 

O que explica o crescimento da EAD

O isolamento social decorrente da pandemia impulsionou o desenvolvimento tecnológico. A digitalização tornou possível a transmissão de conteúdo em tempo real, facilitando o acesso ao conhecimento a qualquer hora e em qualquer lugar.

 

Além dessa flexibilidade, o fator econômico tem um peso considerável no crescimento da EAD. Com mensalidades mais em conta, a modalidade a distância elimina custos adicionais inerentes à modalidade presencial, como despesas com deslocamento, hospedagem e materiais didáticos físicos.

A ampliação da demanda ainda tem a ver com a queda nos contratos firmados pelo Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies), motivada por um regramento que não garante mais o subsídio total do programa.

 

Por outro lado, o sucesso da EAD também gera uma enorme oferta de cursos, especialmente em um cenário de redução de graduações presenciais. Em um mercado tão concorrido (e com ticket médio similar entre as instituições de ensino), ganha quem consegue criar e oferecer algo diferente. É nesse diferencial que a IES deve se concentrar.


Leia também  

 

O papel do conteúdo EAD

Uma das melhores maneiras de diferenciar sua IES é apostar no conteúdo. Isso significa investir em uma equipe criativa e capacitada para pensar “fora da caixa” e testar soluções que proporcionem uma experiência mais significativa para os estudantes.

 

Se todas as plataformas de criação de conteúdo dispõem de abordagem interativa, design instrucional personalizado e recursos como gamificação, não é a tecnologia pura e simples que vai tornar A melhor do que B – mas, sim, a maneira como a exploramos.

 

Para alguns gestores educacionais, talvez a palavra “inovação” soe como “despesa extra” – porque de fato exige investimentos, não só em tecnologia como também em qualificação profissional. É por isso que uma edtech como a Realize conta com a solução ideal para a sua IES.

 

Ao produzir conteúdo didático em escala, conseguimos conciliar agilidade, qualidade e redução de custos. Nossa ferramenta de autoria permite que o próprio usuário seja o autor do material que será utilizado no processo de aprendizagem.

 

Além disso, sempre é bom lembrar que a Realize é uma plataforma que preza pela inclusão. Disponibilizamos recursos como inversão de cor (para pessoas daltônicas), contraste e aumento de fonte e descrições acessíveis a todas as imagens inseridas, além de integração ao serviço VLibras, que traduz conteúdos digitais para a Língua Brasileira de Sinais.

 

A EAD possibilitará que um número cada vez maior de pessoas possa ingressar na educação superior. Investir em uma ferramenta de autoria integradora e responsiva como a Realize é um diferencial que sua IES precisa ter para acompanhar esse crescimento. Estamos sempre buscando novas maneiras de aprimorar nossos planos, de forma a garantir acessibilidade a todos os estudantes.