evasao_ead

Como diminuir a evasão na EAD?

A última década registrou um enorme crescimento na educação a distância (EAD). O número de alunos quadruplicou e, em 2022, as matrículas em instituições de ensino superior (IES) na modalidade ultrapassaram as do ensino presencial pela primeira vez. Mas, o cenário poderia ser melhor, não fosse um problema crônico da educação superior brasileira: os altos índices de evasão na EAD.

No modelo a distância, a taxa chega a 36,6% na rede privada, segundo o último Mapa do Ensino Superior no Brasil. Já a de conclusão, medida entre 2017 e 2021, foi de apenas 27,2%, ou seja, menos de 3 a cada 10 alunos se formaram no período.

As consequências são desastrosas e previsíveis. Para a sociedade, a evasão na EAD representa um desperdício de talentos; para os estudantes, a limitação de oportunidades de crescimento; e, para as instituições de ensino, prejuízos financeiros e danos à reputação.

A boa notícia é que as IES contam com recursos para ajudá-las a reverter esse panorama negativo. Primeiro é preciso compreender o que leva os estudantes a abandonarem a graduação.

banner-ebook

Entendendo as necessidades dos estudantes

Diversos motivos explicam a alta evasão no ensino superior brasileiro, o fenômeno envolve desde questões financeiras a questões individuais de cada estudante, como a necessidade de trabalhar e estudar ao mesmo tempo ou dificuldades de acesso à tecnologia.

Em muitos casos, o que pesa é a falta de aderência dos cursos frente às expectativas dos graduandos. “Eles querem ter contato com o mundo do trabalho, gerar renda, ser mais independentes e acabam se frustrando com discussões teóricas”, afirma Rodrigo Capelato, diretor-executivo do Instituto Semesp, entidade que representa as mantenedoras de ensino superior do Brasil.

Frente a esse cenário, o papel das IES é proporcionar uma experiência de aprendizagem que atenda a essas necessidades. Oferecer conteúdo de qualidade acaba sendo a melhor maneira de reduzir a evasão e, de quebra, se destacar da concorrência, cada vez mais acirrada com a proliferação de polos EAD.

A seguir, falaremos o que é preciso fazer para produzir materiais didáticos envolventes na educação a distância.

Leia também:
Por que as plataformas educacionais precisam ser intuitivas?
16 Dicas para reter mais estudantes na sua IES

Ferramenta de autoria, uma solução acessível

Ao projetar um curso EAD, muitas IES cometem o erro de criar conteúdo excessivamente padronizado. Isso geralmente acontece porque elas não têm recursos financeiros e humanos suficientes para produzir material pedagógico de qualidade, resultando em um produto “meia boca” e uma experiência de aprendizagem nada atrativa.

O resultado não poderia ser outro: estudantes desinteressados que acabam abandonando o curso. Mas como resolver os dois problemas ao mesmo tempo: custos e mão de obra qualificada?

A solução é recorrer a uma ferramenta de autoria. Com o auxílio de uma plataforma como a Realize, fica mais fácil automatizar a produção de conteúdo, desse modo, as IES podem direcionar seus esforços para outras áreas.

Uma boa ferramenta deve possibilitar que o aluno se torne protagonista de sua própria aprendizagem. No nosso caso, buscamos atender às expectativas dos estudantes com material didático relevante tanto no conteúdo quanto na forma.

A Realize permite criar objetos de aprendizagem personalizados, com quizzes, animações, fóruns, vídeos e diversos outros elementos multimídia. A interface da plataforma é intuitiva e responsivao que aumenta as chances de engajamento, já que os estudantes podem acessar os cursos por meio de qualquer dispositivo.

E o mais importante: ninguém é excluído desse processo. Nossos recursos de acessibilidade dispõem de integração com o sistema VLibras, para traduzir a língua brasileira de sinais, modo de cor de daltonismo, contraste e aumento de fonte para quem tem visão reduzida e a possibilidade de acrescentar descrições em imagens para pessoas com deficiência visual. Tudo isso de forma automática e em tempo real!

A Realize pode te ajudar a reduzir a evasão na EAD

O único jeito de reduzir a evasão na EAD é entender como os estudantes aprendem e quais as suas necessidades. Com a Realize, fica mais fácil criar um conteúdo inclusivo, engajador e acessível para todos os perfis de estudantes e com o custo mais acessível do mercado.