27 fev Automação educacional: descubra como revolucionar sua IES
Já pensou quanto tempo um professor gasta corrigindo provas? Dependendo da quantidade de alunos, turmas e disciplinas ministradas, não é exagero dizer que esse trabalho pode levar dias.
Graças ao avanço da tecnologia, contudo, a correção de uma prova pode ser feita de maneira digital em questão de segundos. Eis aí um exemplo de como a automatização de tarefas pode conferir agilidade, flexibilidade e maior produtividade à instituição de ensino superior (IES).
Automatizar fluxos operacionais e processos organizacionais é quase o santo graal da economia educacional. É uma das melhores maneiras para a IES parar de perder tempo, escalar a força de trabalho com capacidade para se adaptar à demanda e eliminar processos manuais que custam horas e dinheiro – ao mesmo tempo em que atende as necessidades de professores e alunos de maneira ágil e padronizada.
A era da automação educacional
O movimento é conhecido como automação educacional. Consiste na implementação de recursos para melhorar a gestão, com integração estratégica de tecnologia, dados e processos voltados às atividades de ensino.
A rigor, significa usar ferramentas digitais para a execução de tarefas repetitivas, com impacto direto sobre a IES. Os benefícios da automatização de tarefas nas IES vão desde uma maior eficácia administrativa até a melhora na experiência de aprendizagem dos estudantes.
Leia também
- Como escalar a produção de conteúdo EaD?
- One page: como o formato auxilia a produção de conteúdo didático
7 vantagens da automação educacional
Sob qualquer ponto de vista, a IES precisa ser vista como um negócio que otimiza recursos e gera resultados. Nesse sentido, a automação permite que as instituições de ensino mantenham a saúde financeira, tenham maior produtividade e sejam mais competitivas.
Aqui estão 7 vantagens da automação educacional:
Análise de dados
A automação traz mais eficiência ao gerenciamento de recursos, com a construção de relatórios que ajudam os gestores a tomar decisões estratégicas baseadas em dados. Hoje, com a evolução da inteligência artificial, essas informações são cada vez mais precisas. Ferramentas de automação também podem coletar e “ler” dados de maneira mais eficiente, fornecendo insights valiosos sobre o desempenho dos alunos e ajudando os educadores a identificar áreas de melhoria no processo de aprendizagem;
Aumento da produtividade
Esse é um dos principais benefícios da automação, já que ela agiliza processos burocráticos e gera mais resultados em menos tempo;
Economia
A automação pode levar a uma significativa redução de despesas operacionais, com cortes nos custos com manutenção, energia e insumos, por exemplo;
Redução de erros
Automatizar tarefas também ajuda a padronizar os processos e reduzir a incidência informações distorcidas que possam prejudicar o desempenho dos alunos ou causar problemas administrativos.
Feedback
Com o uso de ferramentas de automação, é possível fornecer um feedback mais ágil aos alunos, permitindo que eles identifiquem rapidamente suas deficiências e reforcem os conceitos aprendidos.
Personalização do ensino
Algoritmos podem ser utilizados para modificar automaticamente o material didático com base no estilo de aprendizagem preferido de cada estudante, oferecendo uma experiência mais personalizada.
Melhor experiência para o cliente
Também é possível fornecer respostas e atender a solicitações de pais e responsáveis (como o envio de documentos, relatórios e boletos) com mais agilidade. Isso faz com que eles se sintam mais satisfeitos, o que se reflete também na fidelização dos clientes – e, por consequência, em marketing espontâneo para a IES.
Impacto em sala de aula
Uma grande vantagem da automação educacional é que ela permite a produção conteúdo didático em grande escala.
Dessa forma, as IES conseguem atender a um maior número de estudantes sem onerar o caixa e sobrecarregar suas equipes. Já os educadores podem se concentrar em atividades que realmente necessitam da inteligência humana, como a orientação individualizada aos alunos.
Leia também
- PedagogIA: como aliar a inteligência artificial à rotina dos professores
- Material didático responsivo: o que é – e por que é tão importante
A boa notícia é que não é preciso um budget gigante para dispor de recursos como esse. Ao utilizar os serviços da Realize, a IES tem à disposição uma ferramenta de autoria que possibilita criar materiais didáticos interativos, inclusivos e responsivos – de maneira bastante acessível.
A assistência da plataforma ainda vai além: permite ao educador ter controle sobre os processos gerenciais, proporcionando uma visão 360º do processo produtivo, desde o design instrucional à revisão. O resultado é duplamente positivo, com a criação de conteúdos de excelência e a economia de tempo e dinheiro.
“Acreditamos que o segredo para levar mais qualidade para o ensino é parar de perder tempo com atividades que podem ser feitas pelo computador e focar em experiências de ensino mais personalizada”, defende Isabella Stulp, CEO e co-founder da Realize.