Como a inteligência artificial pode beneficiar a educação

Antigamente, a inteligência artificial(IA) era coisa que se via em filme de ficção científica, nos quais as máquinas subjugavam os seres humanos e dominavam o planeta. Hoje, sabemos que ela não é um bicho de sete cabeças – pelo contrário, suas inúmeras funcionalidades podem facilitar bastante a nossa vida. Entre as áreas que mais vêm se beneficiando da IA, sem dúvida, está a educação.

Em 2020, uma pesquisa da consultoria McKinsey revelou que os professores gastavam de 20% a 40% da sua carga horária em atividades que poderiam ser feitas utilizando a tecnologia já existente. De lá para cá, o uso de plataformas inteligentes no ensino avançou bastante – a bola da vez é o ChatGPT –, mas ainda há muito a ser explorado.

Referência quando o assunto é o impacto da IA no processo de aprendizagem, o pesquisador Ig Ibert Bittencourt, da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), destaca que não se trata de automatizar processos por si só. “O mais importante para a educação está na combinação da inteligência humana e da inteligência de máquina. Os resultados são sempre mais efetivos”, afirma, em entrevista ao Centro de Inovação para a Educação Brasileira (Cieb). Junto com o também pesquisador Seiji Isotani, da Universidade de São Paulo (USP), ele produziu uma nota técnica sobre o assunto para a instituição, disponibilizada gratuitamente.

A otimização de processos é uma das principais contribuições da inteligência artificial para a aprendizagem, e a tarefa com maior potencial de automação é a preparação das aulas. Mas existem outras, como você poderá conferir nesse post.

siga a gente no Instagram. conteúdo todos os dias

Algumas vantagens da IA

A aplicação e correção de provas é uma atividade exaustiva que costuma consumir muito tempo dos docentes. Com a adoção de IA, essa função pode ser mais segura e eficiente. Por meio da tecnologia, os professores conseguem avaliar seus alunos com alto grau de precisão, uma vez que estamos falando de sistemas capazes de detectar falhas e fornecer um amplo leque de estatísticas.

Assim como as provas, não é fácil manter um registro do desempenho acadêmico, especialmente se ele for personalizado. A IA pode auxiliar na análise e gerenciamento de aprendizado, possibilitando ao professor obter um diagnóstico em tempo real e, ao mesmo tempo, dando aos alunos a oportunidade de acompanharem seu próprio progresso.

Além disso, devido a sua capacidade de armazenar e processar dados, a inteligência artificial consegue entender o padrão de aprendizagem de cada aluno, valorizando suas individualidades. Desse modo, a tecnologia serve como uma espécie de braço direito do professor, ajudando-o a entender em quais disciplinas o estudante tem mais dificuldades e a personalizar o suporte.

De forma resumida, estes são alguns dos principais benefícios da IA no processo de ensino-aprendizado:

  • Geração de conteúdo: a IA é uma grande aliada para criar novos materiais didáticos ou fazer uma curadoria sobre os já existentes. Sim, ela tem a capacidade de aplicar um “filtro” e entender o que é mais relevante para o trabalho dos docentes. Mas é claro que o professor pode dar seu toque pessoal ao conteúdo, personalizando-o conforme sua experiência profissional;
  • Atividades extras: com a ajuda da inteligência artificial, o professor pode criar uma infinidade de exercícios, quizzes e games personalizados de acordo com o que é visto em cada disciplina. Esse tipo de conteúdo é fundamental para manter os estudantes engajados;

  • Tirando dúvidas: a IA tem a capacidade de desenvolver soluções personalizadas, mas, quando necessário, pode auxiliar com respostas padronizadas para trabalhos repetitivos. Reunindo um banco de informações para sanar as dúvidas mais frequentes dos alunos, ela otimiza o tempo do professor para que este possa se concentrar nas questões mais pontuais de cada estudante;

  • Feedback: ainda falando sobre individualidades, a tecnologia ajuda a compreender melhor as dificuldades e os interesses pessoais dos alunos. Dessa forma, a personalização também permite que, por meio de relatórios gerados pela IA, o professor possa monitorar o progresso dos estudantes e ficar atento ao que precisa ser aperfeiçoado.

Olá, meu nome é MAVIS!

Com o objetivo de melhorar a experiência de professores e alunos, a Realize tem o orgulho de anunciar a MAVIS! A nova ferramenta da plataforma, que estará disponível em breve, reúne o que há de mais avançado em inteligência artificial para orientar os docentes na criação de conteúdo personalizado.

Com o apoio da MAVIS, é possível produzir, revisar e personalizar todos os materiais didáticos com seu próprio estilo, gerar questões e atividades, otimizando todo o seu processo de produção de conteúdo.

E, como todos os produtos da Realize, é claro que essa ferramenta preza pela acessibilidade e inclusão. Por isso, se você produz materiais didáticos, entre em contato conosco e não deixe de conhecer a MAVIS!